A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) escolheu cinco novos técnicos para atuar junto à entidade na avaliação de animais da raça Canchim.
Cesar Henrique Peschel Júnior
Gustavo Ferreira Pimentel
Jean Oswaldo do Carmo Monteiro
Maury Dorta Junior
Ricardo Texeira Paletta
Eles estão em diferentes regiões do país e atuarão à nível nacional.
Para o mineiro Jean Oswaldo do Carmo Monteiro, que é médico veterinário há 20 anos e trabalha com Canchim há sete, essa é uma oportunidade de disseminar ainda mais a raça na região Sudeste. “Para a nossa região de clima quente e úmido, o Canchim se adapta muito bem tanto para a monta à campo quanto para inseminação e existe muito espaço para melhorar a genética da raça e aumentar o número de animais”, pontua.
O médico veterinário Cesar Henrique Peschel Júnior, de Mafra (PR), já fazia parte do corpo técnico da raça Charolês e agora, assumiu o desafio de trabalhar com a Canchim. “Esses são animais que têm uma resistência maior a ectoparasitas e um bom aproveitamento do alimento ingerido, o fez com que eu me interessasse muito pela raça há dois anos atrás”, relembra.
Os inspetores técnicos serão responsáveis pela identificação e inspeção dos animais registrados ou controlados da raça, conforme explica a superintendente de registro da ANC, Silvia Freitas. “Apesar de sermos detentores do registro genealógico da Canchim somente desde 2020, nós já estamos desenvolvendo uma série de ações que visam expandir a presença da raça por todo o país e, claro, a seleção de técnicos qualificados para auxiliar os criadores faz parte dos nossos objetivos”, salienta.