Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » PCAD 2016 MARCA CONSOLIDAÇÃO DA RAÇA CANCHIM

PCAD 2016 MARCA CONSOLIDAÇÃO DA RAÇA CANCHIM

    No sábado (12 de novembro 2016) foi realizado na Ilma Agropecuária, em Angatuba/SP, o evento de encerramento da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD 2016), que neste ano chegou à sua 6ª edição. 

    O evento foi marcado pela apresentação e premiação dos animais  Elite Ouro, Prata e Bronze, bem como os destaques na categoria Progênie de Pai, que premia os touros com mais filhos bem colocados na prova. Também foram apresentados todos os animais classificados como Elite. A Prova contou com 140 animais concorrentes, enviados pelos principais criatórios do país. Os animais foram divididos em 2 grupos etários, animais nascidos de junho a agosto, e animais nascidos de setembro e novembro de 2015.

    Na ocasião estiveram presentes os mais participativos e tradicionais criadores da raça. O evento também contou com a presença do sr. Olirio Saletti Lobo, Assessor Parlamentar e Apoio aos Municípios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, como representante do Secretário da Agricultura sr. Arnaldo Jardim.Confira abaixo os destaques da PCAD 2016:

    PCAD 2016 (Prova 1):

    prova1_2016

    PCAD 2016 (Prova 2):

    prova2_2016

    RESULTADOS DA PCAD

    Durante a apresentação dos resultados (clique aqui para assistir ao vídeo da apresentação completa), feita pelo Coordenador da Prova e Conselheiro Técnico da ABCCAN, Dr. Maury Dorta Jr., foi destacado o grande impacto da prova no avanço genético da raça. “A PCAD tem acelerado os ganhos genéticos da raça Canchim de maneira consistente e a cada tem-se percebido com maior clareza seu impacto nesse melhoramento, gerando um ciclo virtuoso para o Canchim”, explica Dorta.

    No decorrer da apresentação Dorta ressaltou a participação dos criatórios que trouxeram seus melhores animais e parabenizou os criadores dado que é a adesão de tantos criadores que torna a PCAD um projeto vitorioso e frutífero na seleção e continuado melhoramento da raça Canchim. Destacou que é da PCAD que nos últimos anos tem surgido os novos talentos da raça, tanto que os novos animais premiados são filhos de touros ganhadores nas PCADs anteriores.

    CONTRATAÇÃO DE 3 JOVENS TALENTOS DA PCAD 2016 PELA CENTRAL CRVLagoa/BELA VISTA

    Uma das notícias marcantes da PCAD 2016 ficou reservada para o final da apresentação dos resultados, na qual o recém empossado Presidente da ABCCanchim, Adriano Lopes, co-titular da Ilma Agropecuária (Angatuba/SP), revelou os detalhes da parceria com a Central de coleta de sêmen da CRVLagoa/Bela Vista, que contratou 3 touros expoentes da prova. “Será a forma mais prática e rápida para disponibilizar a genética Canchim e dar acesso aos pecuaristas deste Brasil afora para aproveitar esta genética na produção de bezerros rústicos e precoces, especialmente naqueles grandes criatórios praticantes de IATF onde não só as matrizes comuns são aproveitadas na produção de bezerros precoces, mas também as F1 cruzadas podem ser eficientemente aproveitadas para produzir bezerros tricross, de grande desempenho de peso, de qualidade de carcaça e de qualidade de carne”, destacou Adriano.

    O critério de escolha dos animais contratados pela Central da CRVLagoa/Bela Vista, foram fixados pelos seus próprios representantes onde, dentre os animais Elite, deu-se preferência à qualidade de Mocho Natural e AOL(área de olho de lombo) de destacada qualidade.

    A parceria com CRVLagoa/Bela Vista vem para consolidar a história da raça Canchim, que reune todas os requisitos de produtividade e qualidade no mercado do gado de corte Nacional.

    “A história nos mostra que de 1960 a 1980 tivemos o “Canchim 1.0”, da criação da raça de animal rústico, precoce e adaptado ao clima brasileiro; de 1980 a 2010 tivemos o “Canchim 2.0” com a lapidação fenotípica e funcional do touro Canchim para o cruzamento industrial, com aprimoramento de umbigo e aprumos, e para o ganho de peso dos bezerros e bezerras cruzados; agregamos isto tudo e nesta década de 2010 estamos no “Canchim 3.0”,  com touros rústicos, precoces, funcionais e imbatíveis na monta a campo, produzindo bezerros ganhadores de peso, alto rendimento de carcaça, qualidade superior de carne, AOL superior, e também temos touros produzindo carne com marmóreo. O pecuarista-empreendedor, que à busca de produtividade e rentabilidade partiu para o cruzamento industrial, encontra no touro Canchim o caminho certo para a maximização da produção no campo, e qualidade no gancho, e no prato”, comenta Valentin Suchek, diretor de Divulgação da raça Canchim.

     

    Marcações: