Criatório localizado em Rio Verde/GO foi o grande destaque da principal exposição da raça Canchim em Ponta Grossa/PR
A 31º Exposição Nacional da Raça Canchim, realizada em Ponta Grossa/PR, julgamento ocorrido no sábado dia 12 de setembro, contou com a participação de importantes criatórios da raça.
Participaram do evento 80 animais de criatórios de SP, PR, GO e MG: Haroldo Borg (Agro Pastoril Borg – Tibagi/PR), Edson Rodrigues de Bastos (Fazenda Vista Alegre – Candói/PR), Dirceu Lopes Silveira (Fazenda Cavama – Candido de Abreu – PR) Valentin Irineu Suchek (Estância Canta Galo – Itapetininga/SP), Luiz Roberto Belém Silveira Lopes (Fazenda Cachoeira Deminduri – Minduri/MG), Carlos Alberto Meirelles de Azevedo (Fazenda Iturama – Doverlandia/GO) e Dourivan Cruvinel de Souza (Fazenda São Tomé – Rio Verde/GO).
O grande destaque na pista ficou para a Fazenda São Tomé (Rio Verde, GO), de Dourivan Cruvinel de Souza, que entre vários outros fez o Grande Campeão, Delicioso da São Tomé e a Grande Campeã, Credencial da São Tomé. Ao receber os troféus, Dourivan ressaltou a importância do trabalho dos médicos veterinários Ednaldo Nogueira e Maury Dorta Junior, que juntos são responsáveis pela evolução e qualidade do plantel da Fazenda São Tomé. Cruvinel dedicou os prêmios conquistados ao seu filho Alexandre Cruvinel, que administra a criação de gado na fazenda, que também investe em agricultura e suinocultura.
A exposição foi um evento muito agradável, proporcionando um ótimo encontro entre os criadores participantes. “Vivemos no Canchim um momento de demanda aquecida para touros, dado que os pecuaristas estão descobrindo o valor do touro Canchim no cruzamento industrial, para produzir mais bezerros e bezerros ganhadores de peso. É momento de ampliar os plantéis de Canchim, e de promover novos criadores para expandir a raça. A exposição nacional serviu para divulgar o Canchim, e para demonstrar que temos animais de grande qualidade. A organização do evento coube ao parceiro Borg, Srs. Henrique e Haroldo, com apoio no parque do parceiro Lucas Beraldi Bastos, a quem agradecemos pelo esmero e pela qualidade do evento. Amadeu Furtado Alvim foi o juiz, a quem agradecemos pelo forma objetiva de avaliação, e pela contribuição para destacar novos valores na raça Canchim”, destaca Valentin Irineu Suchek, Diretor de Marketing da ABCCanchim.
O próximo encontro dos Canchinzeiros será no final de novembro na Ilma em Angatuba, onde será realizado o encerramento da PCAD 2015, maior prova de taurinos do Brasil, com participação de 350 animais. Na ocasião haverá oportunidade para comercialização de animais participantes da prova.