Programa de Melhoramento da Pecuária de Corte em SP – Canchim como pivô.
Em prosseguimento às tratativas iniciadas por ocasião do encerramento da PCAD com dr Arnaldo Jardim, Secretário da agricultura do Estado de SP, e dentro do conceito de “Mais Renda no Campo”, tivemos em 30/11/2017 reunião na Secretaria de Agricultura para analisar a proposta do Programa de Melhoramento da Pecuária de Corte em SP, Canchim como pivô.
O assunto foi tratado com Dr. Sergio Murilo Hermogenes, Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, e com dr Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA – Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
Os contatos foram feitos por Waldir Marangoni, com fluente acesso na Secretaria da Agricultura.
Canchim é o mais paulista dos bovinos, carrega o prestígio de “Bovino Paulista”, criado na Embrapa/São Carlos, prestigiado pela USP na Esalq e UNESP em Botucatu e Jaboticabal. Criatórios importantes estão em São Paulo. Canchim, raça talhada para encabeçar um programa de melhoramento da pecuária de corte.
Canchim reúne rusticidade e precocidade para, na monta a campo, melhorar aquela pecuária em propriedades pequenas ou médias ou mesmo grandes, de 10 ou 100 ou mais matrizes, onde ainda falta o cruzamento industrial para agregar produtividade e receita no campo.
A idéia, sugerida pelo novo associado Lauro Lucchesi de Jumirim/SP, toma como modelo o programa “Mais Leite, Mais Renda”, da Secretaria da Agricultura de SP, assunto que fomos explorar nesta reunião.
Da reunião também participou Alexandre Penteado Pires, Presidente da Codasp, com experiência em pecuária, e que sugeriu um programa conjunto com o leite, para produzir bezerros ganhadores de peso, como renda complementar para o produtor de leite.
Para nós, Canchinzeiros, visualizamos uma demanda de touros Canchim para este programa de melhoramento da pecuária de corte. Este programa, tendo sucesso em São Paulo, com certeza terá reflexos em outros Estados, expandindo os horizontes do Canchim.
Dr. Sérgio sugeriu um programa de cooperação entre a ABCCan e a Secretaria da Agricultura, via APTA, e provavelmente IZ – Instituto de Zootecnia.
Foi solicitado a elaboração de um “briefing” do programa a ser enviado ao Dr. Orlando(Apta/IZ), para avaliação interna, “briefing” sendo elaborado pelo signatário, com apoio do Waldir Marangoni.
Valentin I. Suchek
Diretor de Marketing – ABCCan