Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » Internacional: Veterinário da Nigéria avalia a Genética Canchim

Internacional: Veterinário da Nigéria avalia a Genética Canchim

    Veterinário da Nigéria avaliando a Genética Canchim

    Dr. Lanre Precieux Sulaiman, veterinário do Instituto Nacional de Pesquisa Veterinária (National Veterinary Research Institute) da Nigéria, no dia 03 de janeiro de 2018 visitou a Canchim Canta Galo, para conhecer in loco as caraterísticas da raça Canchim.

    Valentin Suchek demonstrou que no Brasil a raça Canchim tem contribuído de forma decisiva no melhoramento da pecuária de corte seja pela performance do touro na monta a campo, seja na precocidade reprodutiva e de ganho de peso dos meio-sangue cruzados, onde o macho atinge ponto de abate 6 meses antes de seu congênere Nelore, e a fêmea por ser ganhadora de peso também atinge maturidade reprodutiva 6 a 8 meses antes de sua congênere Nelore, encurtando o ciclo de produção, e ajudando na rentabilidade da operação. Especial destaque foi dada à capacidade do touro Canchim, em regiões de clima tropical com elevadas temperaturas, na alta performance para cobertura a campo, perseguindo a vacada e aproveitando o cio no momento certo.

    Dr Lanre vê que na Nigéria existe necessidade para melhoramento da pecuária de corte, e raça Canchim pode ser o parceiro a suprir esta necessidade. Na ausência de protocolo sanitário entre Brasil e Nigéria, Dr Lanre ficou de buscar uma Permissão de Importação Inicial a ser emitida pela autoridade nigeriana para importação inicial de sêmen de Canchim, para demonstrar o melhoramento do Canchim. No interesse de produção local de touros para cruzamento industrial, a hipótese aventada foi de formar um plantel PO de Canchim na Nigéria, com importação inicial de 10 novilhas e 4 a 5 tourinhos de qualidade elite. A recente exportação de novilhas Canchim, por via aérea do Brasil para Emirados Árabes, serviu de motivação, e já foi solicitada junto a empresa exportadora uma estimativa de custo.

    Esta consulta vem de encontro ao interesse da ABCCan em expandir as fronteiras do Canchim, no programa de Sócios Internacionais. Temos focado os países vizinhos, mas países da Africa também podem se beneficiar da genética Canchim desenvolvida no Brasil.