Raça Canchim poderá ser testada na Nigéria
A raça Canchim tem chamado a atenção de pesquisadores e pecuaristas do Brasil e do exterior. Após visita à Embrapa Pecuária Sudeste e a fazendas de criadores, 10 novilhas foram levadas para os Emirados Árabes no início de novembro/17 para testes de adaptação às condições climáticas daquele país. Agora, os animais devem ser avaliados na África.
Na tarde do dia 23 de janeiro, o médico veterinário Lanre Sulaiman, do National Veterinary Resarch Institute da Nigéria, conheceu o rebanho da raça Canchim na Unidade da Embrapa em São Carlos e foi recebido pelos pesquisadores Cintia Marcondes e Felipe Tonato.
De acordo com Sulaiman, a intenção é embarcar 10 novilhas e 4 touros ainda este ano. No entanto, a data vai depender das negociações que estão em andamento com o governo daquele país e parceiros da iniciativa privada.
A raça Canchim, segundo o veterinário, chamou a atenção principalmente pela precocidade sexual e de abate, além da rusticidade.
Foram mostrados 3 lotes em monta (proporção 1:42), com um touro de cada Linhagem da Embrapa: Antiga, Nova e Cruzada. Também foram vistos animais em experimento de Reprodução (conforto térmico em ILPF) e o lote de touros.
Sulaiman ficou impressionado com o frame e qualidade muscular dos animais, acreditando que poderá trazer um salto de produtividade ao rebanho africano.
Reportagem de Gisele Rosso (Mtb 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste
tel. (16) 3411-5625