Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » Canchim é avaliado por juiz da ABCZ em Governador Valadares, MG

Canchim é avaliado por juiz da ABCZ em Governador Valadares, MG

    Canchim é avaliado por juiz da ABCZ em Governador Valadares, MG

    Exposição termina com saldo positivo e forte interesse de produtores locais

    Há algumas décadas o Canchim já esteve presente nas fazendas de Governador Valadares, região hoje dominada por animais zebuínos e notadamente o Guzerá, mas ainda sim uma terra de grandes oportunidades para o sintético brasileiro. Essa foi a percepção do criador Emílio Gouvêa, do Canchim Mangalba EG, propriedade localizada em Tombos, cidade a 290 km de Valadares, que decidiu investir na região ao levar 14 exemplares se seu criatório para a exposição local, realizada de 5 a 15 de julho, no Parque de Exposições José Tavares Pereira “Tivemos uma receptividade espetacular. Levei alguns touros campeões de pista e da prova PCAD, animais com média de 1.070 quilos e muito expressivos, que chamaram a atenção do público”, diz o criador.

    A produção despertou não só o interesse dos criadores locais, como também do juiz da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) Márcio Diniz, que avaliou alguns exemplares na pista de julgamento, destacando a qualidade dos animais da raça, que tem em sua composição sanguínea 3/8 Nelore e 5/8 Charolês, animais que agradaram pelo biótipo precoce e boa disposição de carne entre as peças. “Sempre optamos por animais compridos, já que rendimento de carcaça está sempre ligado ao comprimento e nunca volume. Então valorizamos o animal comprido, bom equilíbrio de carne e gordura na carcaça e de aprumos anteriores e posteriores de bom posicionamento”, avaliou o juiz, que elegeu Claudina MN Mangalga EG FIV,campeã fêmea de Governador Valadares e Recatar Calabilu LAS a grande campeã da raça Canchim na ExpoagroGV.

    Muito além da pista, a entidade acredita que exista uma janela para o Canchim em Minas Gerais através do Pró-Genética, circuito de feiras que deve expandir o melhoramento genético por meio de subsídios do governo federal de incentivo à compra de animais melhoradores, entre eles touros e matrizes da raça. “No ano que vem devemos estruturar uma participação maior de criadores de Canchim na exposição em Governador Valadares, que completará 50 anos , incluindo a presença da diretoria da ABCCan para maior interação com a ABCZ, que demonstrou portas abertas à nossa raça”, avaliou Gouvêa.

    Além da exposição de touros e doadoras, o Canchim Mangalga EG levou para a mostra mineira produtos de cruzamento do Canchim com Nelore, novilhas Grupo A, com o objetivo de trabalhar o mercado voltado para a produção de carne. Estes animais foram analisados pelo juiz da ABCZ, que pontuou ao fim do julgamento: “Este produto Canchim com a vaca Nelore comercial é um protótipo do gado precoce. Podemos perceber arqueamento de costela e convexidade de musculatura, bom equilíbrio de carne e gordura na carcaça, que é o produto preconizado no ganho do frigorífico”, avaliou Diniz. No comparativo com produtos em vaca PO, a análise se ateve à capacidade do reprodutor em transmitir à sua progênie características desejáveis e funcionais à raça.