Pular para o conteúdo
Início » NOTÍCIAS » [PCAD2019] Continuada expansão

[PCAD2019] Continuada expansão

    PCAD 2019: Canchim em continuada expansão

    A PCAD Prova Canchim de Avaliação de Desempenho, completa em 2019 sua 9ª edição. Neste ano a prova se repete em Piracicaba/SP, no confinamento da Coplacana, e teve início dia 26/06 com encerramento previsto para 09 de novembro de 2019.

    A PCAD 2019 acontece com 80 garrotes enviados pelos principais associados da ABCCan, os melhores bezerros de cada criatório. A prova é uma realização da ABCCan com supervisão do programa da Embrapa/Geneplus, realizada pelos técnicos da ABCCan e com a coordenação técnica da Dra. Cintia Marcondes da Embrapa Pecuária Sudeste(Embrapa/São Carlos, berço da raça Canchim).

    Nas PCADs, a ABCCan busca a cada ano eleger novos raçadores para o melhoramento contínuo da raça pura. São avaliadas as qualidades fenotípicas, zootécnicas, raciais, funcionais, e qualidade de carcaça e de carne via ultrassonografia, com monitoramento diário de consumo e de ganho de peso.

    A performance zootécnica diária (ganho em carcaça e eficiência alimentar estimada) e “lucratividade” são avaliados pela empresa @Tech, com o uso do BeefTrader, software de tomada de decisão que permite monitoramento diário e individual através de aplicativo.

    De acordo com Tiago Albertini, diretor da @Tech, durante a PCAD 2018 o BeefTrader identificou os touros “mais lucrativos”. Agora, em 2019, através de câmeras inteligentes, será possível também avaliar o escore de condição corporal de cada animal à distância. Além disso, cada criador poderá acompanhar o desempenho de seus animais pelo aplicativo durante toda a prova.

    Para Adriano Lopes, Presidente da ABCCan, “as expectativas da PCAD são grandes, e sempre maiores que nos anos anteriores. Percebe-se que os criadores de fato enviam seus melhores animais. Neste ano temos 80 bezerros, superando em muito a qualidade do ano passado, principalmente pela homogeneidade do lote”.

    Valentin Suchek, Diretor de Marketing da ABCCan destaca que “a PCAD é o maior evento anual da raça, onde os criadores apresentam seus melhores bezerros na disputa, ajudando no melhoramento dos criatórios, e muito ajudando na divulgação e visibilidade da raça Canchim na pecuária nacional. Afora ser uma das maiores provas na bovinocultura nacional, a prova serve para demonstrar a razão de ser do Canchim, ou seja, sua precocidade, qualidades de carcaça e de carne, qualidades que o touro Canchim leva para o campo, no cruzamento industrial, encurtando o ciclo de produção e melhoramento a rentabilidade da pecuária”.

    O encerramento será em 09 de novembro, num grande evento da raça Canchim, com apresentação dos animais ganhadores da prova nas categorias de Ouro e Prata e Bronze, Progênie de Pai e este ano como novidade, serão eleitos também animais TOP de Classificação para cada característica avaliada com as devidas ponderações técnicas. Ao final, também será promovido um movimentado leilão na intenção de viabilizar e disponibilizar à todos os criadores e ao mercado esta genética de ponta avaliada e testada através deste importante e sério trabalho de avaliação. 

    Demais informações podem ser adquiridas diretamente na ABCCAN (11 3873 3099) com Tatiana.

    Saudações, Valentin Suchek
    Diretor de Marketing


    PCAD 2019 – Principais caraterísticas avaliadas na Prova:

    Ganho de Peso Diário e Peso Final: características e índices zootécnicas de grande relevância devido ao grande impacto direto nos resultados de ganhos de produtividade e consequentemente econômico ao pecuarista que faz uso da genética Canchim.

    2.  Circunferência escrotal: característica de alta correlação com precocidade, fertilidade e eficiência reprodutiva dos reprodutores Canchim.

    3.  Características raciais e fenotípicas: com critérios de seleção que têm como principal foco manter o que a raça tem de mais precioso já conquistado até aqui que é a rusticidade e a capacidade de adaptação do Canchim

    4.  Conformação Frigorífica: seleção visual por técnicos altamente capacitados com foco na seleção de animais com grande volume e rendimento de carcaça, animais de frame moderado, precoces e de volumes de posteriores e anteriores que tenham capacidade para atender as exigências da indústria frigorífica.

    5.  Avaliações de Carcaça por Ultrassonografia: esta ferramenta permite a seleção por touros onde são avaliados AOL (Área de Olho de Lombo) na busca de animais de maior rendimento de carcaça e rendimento de cortes cárneos com impactos financeiros diretos ao pecuarista e ao frigorífico. EG (Espessura de Gordura) na busca de uma produção de carne mais saborosa, macia e de maior qualidade com impacto financeiro direto aos frigoríficos. E por fim e também de grande importância o MAR (Marmoreio) pois esta característica tem impacto direto com o sabor e a suculência da carne. Sabe-se que estas características têm alta correlação genética, portanto são características altamente transmissíveis e dados das últimas edições da PCAD têm mostrado o avanço já conquistado dentro do processo de seleção da raça para animais com capacidade de produzir carne com qualidade e com capacidade de atender os mais exigentes mercados da alta gastronomia.

    6. Teste de Reatividade: Com esta avaliação, busca-se valorizar touros mais dóceis tanto para reduzir riscos no manejo como para proteger qualidades de carcaça e de carne.

    Marcações: